sexta-feira, 5 de março de 2010

Qual devia ser o título deste post?

Há dias ligaram-me para casa, queriam que instalasse a ZON via satélite. Disseram-me que a minha antena ia deixar de funcionar. Porquê? Porque vai passar a ser em sinal digital. E assim podia receber os canais da ZON; que tinha os 4 canais e mais uma palete deles. Que ia ter que comprar um equipamento para funcionar com o digital. Se não queria aproveitar e pôr a ZON, que tem 3 meses grátis e a instalação até é gratuita; mas só aproveitando a promoção. Mas isso da digital é quando? Já está a funcionar, na sua área já está a funcionar e a sua antena vai acabar por deixar de funcionar. E a ZON usa esse sistema? É digital, por satélite, vai um técnico instalar a casa. Disse que é gratuita a instalação? Sim, gratuita, só tem que pagar 50€. Como? Então a instalação não é gratuita?! É gratuita sim, os 50€ são para a ANACOM e para a deslocação do técnico.

Tudo isto é verdade. Tudo. Estritamente verdade. Verdade. Não me foi dita nenhuma mentira.

Podiam ter-me dito mais algumas coisas: que a minha antena não vai deixar de funcionar nos próximos meses, que nem vai deixar de funcionar no próximo ano. Que o novo sinal digital, da televisão digital terrestre (TDT), vai ser emitido em sinal aberto, que não preciso de pagar quaisquer assinatura, apenas preciso um equipamento que leia o sinal digital. Que, a antena actual não servir, é apenas uma possibilidade. Ainda podiam usar uma definição de instalação menos proprietária - mais no sentido de um quaisquer dicionário.

Mas tudo o que me disseram é verdade. Todos os detalhes que me disseram são verdade. Ou quase.

Posts relacionados: