segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Isto não é lícito

Se querem ver um exemplo cabal do que é um exercício de pura manipulação mascarada de jornalismo é ir ver o artigo de primeira página, no JN, descaradamente titulado com Quem ganha menos vai fazer mais descontos. É uma obra de ficção baseada em factos reais. Um aproveitamento tortuoso de factos descontextualizados para criar um título e uma narrativa às custas da ignorância de matemática da larga maioria dos portugueses.

Está assinado com Lucília Tiago. Se tem carteira de jornalista, provou assim que não a devia ter. Quem escreveu este artigo devia estar a escrever na secção de ficção, quando muito na de opinião.

Este tipo de exercício, de política mascarada de jornalismo, é um cancro, o principal dos que estão a contribuir largamente para o fim do debate político (que obviamente só existe se racional e ponderado), a contribuir para o fim da capacidade de encontrar e negociar soluções para o país e para os portugueses, na base a corromper toda a democracia.

 

PS: Se a isto juntarmos (no mesmo dia) coisas como Supremo iliba procurador que tinha "sexo grátis" é fácil concluir que o apelo às armas está cada vez mais próximo e seduz cada vez mais portugueses.

Posts relacionados: