segunda-feira, 16 de março de 2009

Movimento Esperança Portugal, um novo partido político

É um projecto novo com poucas caras-tipo da politica. E não é radical, o que é inovador. Por ser um partido novo tem um grande handicap: não é possível conhecer as estratégias e comportamentos que irá adoptar na arena política. Sabem o que é comunicação e põem esforço nisso. Têm um site cheio de informação e disponibilizam as tomadas de posição publicadas.
Usam uma linguagem que me parece falha de confiança - ao quererem ser inclusivos alargam-se num discurso que perde alguma objectividade e pragmatismo. É um movimento que parece ter nascido nos referendos sobre o aborto.

Coesão social parece ser uma preocupação fundamental no programa mas não encontrei nenhum objectivo explicitamente definido.

A orientação do estado para o cliente-cidadão é uma das visões transversais apontadas. A avaliação, como forma de melhoria, é também bastante focada - particularmente na saúde e na educação.

No ambiente revelam uma tendência política que sempre achei sub-representada: gestão ambiental sob a perspectiva da integração cultural e preservação do meio. O que me parece politicamente interessante e diverso na divisão típica entre direita e esquerda.

Encontrei referencias à descentralização, especialmente das escolas. Por omissão pressuponho que a regionalização (como criação de um novo patamar administrativo) seja vista como inconveniente ou desnecessária.

Quanto à economia são mencionados os tradicionais esforços pela melhoria da balança comercial através da inovação e da criatividade. É assinalado o contexto de globalização. Parece-me pouco.

Sobre segurança a ideia é proximidade. O mesmo qualificativo podia ser usado para o tema europa.

Sobre turquia, impostos, medicamentos, copyright, concorrência e ciência não encontrei nada que recorde.

Como partido novo esperava que dedicassem mais atenção às regras e modos da nossa democracia.
É um projecto com grande potencial. Posicionado no centro mas alargando o espaço de discussão política. Podem ser os representantes certos para um largo conjunto de pessoas que sempre estranharam as hipóteses que lhes davam a esquerda e a direita típicas.
Têm um site com muita informação e disponibilizam as tomadas de posição publicadas. Recomendo.

LINK : MEP, Movimento Esperança Portugal

2 comentários:

Anónimo disse...

Os chamados "rolha". Boiam. Dizem o que sabem as pessoas querem ouvir. Caminho perigoso o dos cheques em branco. Eles nada mais dizem que generalidades.

Francisco disse...

Pelo esforço acho que merecem o benefício da dúvida. As eleições europeias estão próximas, certamente mostrarão se têm garra ou não.

E as generalidades também precisam ser ditas. "O coelho que sai da toca demasiado cedo é o mais fácil de caçar."

Pela blogosfera as opiniões batem muito nessa tecla; mas há algumas opiniões interessantes.. lá para o final da semana devo postar esse roteiro mep.
Saúde.

Posts relacionados: