No passado dia 28-JAN o Diário Económico publicou na 2a página um artigo de opinião terrivelmente superficial. Um artigo titulado Gitmo blues diminuindo a importância e mérito de fechar Guantanamo.
Esse artigo foi retirado pelo diário económico mas sem que antes fosse referido em blog(s) de simpatias neo-republicanas.
À superficialidade desse artigo deixo a minha breve resposta:
Que a vida dos prisioneiros em Guantanamo ia ter que mudar para sempre (incluindo vigilância) já se tinha percebido. O que correspondeu desde logo a uma condenação sem julgamento.
Que havia e há (!) prisioneiros perigosos muito pouca gente nega.
Que a tortura não serve para obtenção de provas também se torna evidente pelas pequenas penas conseguidas.
Que as pequenas penas obtidas não vão reabilitar os prisioneiros parece óbvio; irão quando muito torna-los mais obcecados.
Que os inocentes presos poderão concluir que o ocidente é um demónio a eliminar parece-me natural.
E que agora (que Obama escolhe começar a fechar a vergonha) apareçam evidencias sobre as praticas terroristas dos prisioneiros libertados...
Mostra a falta de provas que baseavam os encarceramentos;
Mostra a irresponsabilidade na forma em como foram abordados os casos;
Mostra a incapacidade da tortura para obter informações que limitem a acção dos torturados;
..se for real...
Há uma forte possibilidade de estas noticias serem puras manipulações. Tiradas do mesmo saco que as noticias sobre as armas do saddam. Ou do mesmo saco dos que arbitravam a necessidade imperativa de Obama escolher um líder para a CIA na linha dos que lá estiveram.
É por isto que o destaque dado pelo diário económico merece verificação. Por isto e porque o autor se assina investigador universitário. Vestindo-se de uma credibilidade que não foi possível confirmar.
Do autor nada de sério aparece no Google. Só 3-4 artigos em jornais e transcrições para blogs que o acenam como referência. Quem é este fazedor de opiniões? Investiga o quê? Onde?
E porque é que vi um artigo no site do The Wall Streat Journal sobre exactamente o mesmo assunto, exactamente com o mesmo título?
Espero que o Diário Económico escolha mostrar que é mais credível e altere para melhor os critérios de escolha dos seus colunistas.
Na 2a guerra mundial os aliados ganharam em grande parte motivados pelo suporte moral das suas escolhas. E a vitória dessas escolhas ainda merece ser defendida.
Comentar
Posts relacionados: