segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

No SIMPLEX funciona tudo assim?

Que foi isto com os Cartões do Cidadão? O local de voto foi mudado com a atribuição do CC e ninguém disse às pessoas para onde tinham sido mudados? Que brincadeira é esta?

Que seja obrigatório mudar o local de voto para a freguesia de residência eu concordo completamente, que isso seja feito de modo sistemático até me parece benéfico. Agora fazer a mudança e não detalhar especificamente aos cidadãos como e para onde foi feita essa mudança é inaceitável. É inaceitável mesmo criando meia dúzia de remedeios para os cidadãos procurarem essa informação. E é duplamente inaceitável que esses remedeios não funcionem. Foram displicentes na implementação e displicentes no remedeio. É errar ao fazer e voltar a errar ao tentar corrigir. É demasiada incompetência. Quem foram os responsáveis por isto?

Não foi á muito tempo estava a falar com um presidente de junta que me dizia que isto do SIMPLEX era tudo uma treta mal amanhada. Dizia-me que as freguesias de morada estavam a ser atribuídas automaticamente em função do código postal. Que, por isso, os recebimentos da freguesia tinham sido alterados incorrectamente por atribuição de moradores a uma freguesia vizinha. Ora o código postal é uma atribuição técnica que só depende dos objectivos dos CTT. Oficialmente a delimitação administrativa é organizada e secretariada pelo IGP através das cartas administrativas oficiais (CAOPs). Explicava-me ele que numa rua urbana que separa as freguesias, onde o código postal é o mesmo, de ambos os lados da rua, porque o código postal nomeava a freguesia vizinha perdeu os fundos correspondentes aos moradores dessa rua, apesar de se manter obrigado perante estes cidadãos.

Isto é um sinal objectivo de incompetência. A não ter responsáveis objectivos mostra facilitismo, irresponsabilidade e displicência, que tocam todo o programa de desburocratização.

Posts relacionados: