quarta-feira, 2 de junho de 2010

Obama é uma nódoa

Tal e qual o Bush, W.. Em termos de direitos humanos, onde se inclui o respeito pela liberdade dos outros, Obama é um vendido sinistro.

Veja-se as notícias dos últimos tempos e recordem-se as declarações que fez durante toda a campanha eleitoral. Pôde saber-se a existência de uma prisão secreta no afeganistão, o aprisionamento sem julgamento de um cidadão americano contra o qual apenas têm uma confissão obtida sob tortura nas masmorras da arábia saudita - um exemplo entre muitos outros. A autorização presidencial do assassinato de cidadãos (americanos) sem direito a julgamento. A cobertura de execuções sumárias no afeganistão sobre todos aqueles que suspeitem ser talibãs mas para os quais não tem quaisquer provas. A execução de civis inocentes por militares de operações especiais, por razões fúteis. A manutenção em prisão sem julgamento de pessoas cuja única suspeita sobre eles é serem portadores de um relógio de 12 $US. A autorização de assassinatos com recurso a aviões-robô sem consideração do numero de vitimas civis que os rodeiam sem quaisquer evidências de culpabilidade ou de isenção de julgamento.

Tudo isto em pouco mais de um ano de presidência. Uma nódoa.

 

UPDATE: Obama criticado pela Associação Americana de Defesa dos Direitos Civis - não entendo o rótulo de esquerda, a esquerda não tem monopólio da defesa dos direitos civis, há argumentos muito fortes pelo contrário, progressista seria mais correcto. E perguntar qualquer coisita ao comité Nobel?

Posts relacionados: