terça-feira, 10 de junho de 2008

Sócrates, o combustível

Os combustíveis e a inacção foram o rastilho da implosão Guterres.
Curiosamente Guterres não errou ao agir sobre a alta dos preços dos combustíveis. Errou ao prever as consequências do caminho que escolheu.

Sócrates não quer mexer nesta merda que é o preço dos combustíveis - tem medo que cheire mal - mas... ...já cheira mal, só os narizes habituados é que se aguentam.

Quanto mais esperar maior será o ónus de escolher fazer alguma coisa. Cada vez mais serão visíveis as consequências da falta de acção. E cada vez mais será difícil aceitar a mudança.
É um beco sem saída! Um erro.

Há expressões, sínteses, frases que, pela forma, pelo conteúdo ou pela origem, evidenciam o modo de estar de uma sociedade. Dizia, há dias, um camionista, sobre os impostos do combustível: "Governar assim é fácil.".

Governar assim é fácil. ...

O preço dos combustíveis é função de vários factores. Não depende apenas do preço do petróleo e do imposto sobre os combustíveis. São os factores de maior peso.

Porque não é possível baixar já o imposto sobre os combustíveis?
Com o aumento do preço dos combustíveis, os custos suportados pelo do estado também aumentam, mas aumentam menos - não estou a ver o governo a aumentar os salários dos FP; é nessa proporção que o imposto pode ser abatido.

É possível baixar impostos aos consumidores finais ?
Ainda muita gente se lembra quem está a lucrar com o abatimento do IVA para os ginásios. Ou a descida o imposto automóvel (que, comprovadamente, foi comido pelo vendedores)

Porque não se pode acabar com o oligopólio?
Os revendedores parecem ser os mais indicados para pressionar a descida de preços. Ainda não entendi porque é que não é dada razão à ANAREC - o que é que os portugueses ganham com isso?

Porque não tornar obrigatória a publicação dos preços dos combustíveis em local acessível aos consumidores?
A iniciativa do site maisgasolina.com é excelente mas tem limitações de velocidade de actualização dos preços. Não parece difícil tornar obrigatória a publicação de preços por posto de venda.
E que se passa com os painéis nas autoestradas que nunca mais foram em frente?

Parece pouco... mas é alguma coisa. E politicamente, estas acções podiam ser embrulhadas num papel de várias cores. Ao fim e ao cabo as intenções também contam.

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